segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Starkey Goiânia: Curiosidades


• O estribo, um dos ossículos internos do ouvido, mede cerca de 2,5/3 cm.
• O tímpano é mais ou menos do tamanho da unha do dedo mínimo.
• No percurso do tímpano ao estribo, a pressão da onda sonora é aumentada 20 vezes, de modo a estimular as células ciliares situadas no caracol.






Estudo detecta sons mais insuportáveis para ouvido humano




Orelha



Sons na frequência de 2.000 a 5.000 Hz são os mais desagradáveis para o ouvido humano.
Pesquisadores da universidade de Newcastle mapearam os sons considerados os mais desagradáveis para o ouvido humano, segundo um estudo feito com voluntários submetidos a 74 sons diferentes.
Eles descobriram que o som de uma faca arranhando uma garrafa de vidro é considerado o mais insuportável de todos.

Os resultados revelaram que sons desagradáveis provocaram uma reação mais intensa no cérebro.Os pesquisadores tocaram 74 gravações de barulhos e mediram como eles alteravam a atividade cerebral, usando um aparelho de ressonância magnética.
  • O ruído de água escorrendo, algo aprazível aos ouvidos, é processado no córtex auditivo, mas quando o som causa desconforto ele ativa a amídala cerebral, uma região no centro do cérebro que processa emoções.

  • O segundo som registrado como mais insuportável também vem do atrito do metal com o vidro: um garfo raspando um copo.

  • Em terceiro lugar, ficou o de um giz arranhando um quadro negro, seguido por uma régua em atrito com uma garrafa e, por fim, unhas em um quadro negro (Teste a sua resistência e escute os piores sons abaixo).

  • Som de faca arranhando garrafa
  • Som de garfo arranhando copo
  • Som de giz riscando um quadro negro
  • Som de unha arranhando um quadro negro
  • Som de régua raspando em garrafa

Outra descoberta da pesquisa é que sons na frequência de 2.000 a 5.000 Hz são os mais desconfortáveis, mas ainda não está claro porque eles afetam mais o ouvido humano.
O estudo foi coordenado por Sukhbinder Kumar, que usou 13 voluntários durante os testes e publicou os resultados no Journal of Neuroscience
Fonte: BBC BRASIL




           O ouvido humano é o responsável pelo nosso sentido                                                                        auditivo. 





A maior parte do aparelho auditivo está concentrada no interior da cabeça. Nossos ouvidos são subdivididos em três partes: 

• Ouvido externo – onde está o canal auditivo. 

• Ouvido médio ou cavidade timpânica – onde se encontram o tímpano, a bigorna, o martelo e o estribo. 

• Ouvido interno – onde se concentram o estribo, o nervo auditivo e o caracol (também conhecido por cóclea). 

Ao atingirem nossos ouvidos externos, as ondas sonoras percorrem o canal auditivo até chegar no tímpano. Este, por sua vez, vibra quando identifica variações de pressões mesmo muito pequenas, causadas pelas ondas sonoras. 

As vibrações do tímpano avisam a dois ossos da cavidade timpânica (martelo e bigorna) que existe um som e estes, então, acionam outro osso (o estribo) que repassa essa informação ao ouvido interno.

Ao passarem por cada um desses obstáculos, as ondas sonoras são amplificadas e chegam ao caracol do ouvido.

O ouvido interno é composto pela cóclea que apresenta forma de caracol. Esta contém pequenos pelos que vibram quando há uma propagação do som. Essa propagação ocorre de forma fácil em virtude de um líquido existente dentro do ouvido interno, que estimula as células nervosas do nervo auditivo enviando esses sinais ao cérebro, fazendo com que tenhamos a percepção do som.



Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação





Nenhum comentário:

Postar um comentário